top of page

ESTAÇÃO FeNEA

(Por que São Paulo?)

     A regional São Paulo da FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura) não realizou no ano de 2015 o seu encontro regional, se dedicando, no entanto, a construção de outros projetos como o SeNEMAU (Seminário Nacional de Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo) e o SeRES (Seminário Regional de Ensino) que ocorreram respectivamente nos meses de julho e setembro. Diante dessa conjuntura vimos a necessidade de um momento amplo de contato entre os estudantes de São Paulo. Visando a continuidade e o aprofundamento dos debates iniciados no XXXIX Encontro Nacional dos Estudantes de Arquitetura, realizado na cidade do Rio de Janeiro, a regional propõe um projeto de encontro que, além de ser uma construção coletiva e uma comissão organizadora composta por diversas faculdades do estado, seja também um espaço articulador do movimento estudantil em âmbitos regional e nacional.

        Com a redemocratização do país temos uma ascensão dos movimentos sociais, estes, porém, se burocratizaram e perderam sua força no início dos anos 2000. Temos agora uma nova leva de movimentos que a partir do fim desse ciclo de lutas estão em processo de reestruturação para um novo ciclo. Nota-se, portanto, que, assim como a FeNEA, outros movimentos estão neste processo de renovação; no caso de São Paulo isso é muito visível em relação à luta por moradia e acesso à cidade.

      No atual contexto de crise nos mais variados campos e precarização do trabalho e da educação, questionar o papel dos agentes políticos e sociais e nos entender nesse processo é fundamental para construir uma estratégia combativa. É dentro deste, que o XL Encontro Nacional dos Estudantes de Arquitetura em São Paulo (ENEA Sampa 16) propõe o seguinte tema (com base nos eixos temáticos listados logo abaixo):

"Da cidade que vivemos à cidade que sonhamos,

Que espaços construímos?"

   O ENEA (Encontro Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo) é o maior evento promovido pela FeNEA. Acontece anualmente, após a realização dos EREAs, e cada encontro tem sua cidade-sede em uma regional diferente, de forma rotativa.

   É um evento feito por estudantes e para estudantes, para isso, a Comissão Organizadora (ComOrg) é a associação responsável por trás da idealização, planejamento e realização do ENEA Sampa 16. É composta por estudantes de Arquitetura e Urbanismo de diversas Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo, que atuam de forma colaborativa e coletiva.     

     A ComOrg do ENEA SAMPA 16, hoje, é composta oficialmente por 17 estudantes (mas no processo todo fomos muito mais <3) entre 10 faculdades diferentes de 4 cidades do Estado de São Paulo, sendo elas: São Paulo (FAUAM, FAUUSP, FMU, IFSP, Mackenzie e Unicid), Campinas (PUCCAMP e Unicamp), Sorocaba (UNISO) e Bauru (UNESP). Você pode conhecer mais quem somos a partir do vídeo ao lado e mural abaixo:

COMORG

bottom of page